sábado, 19 de dezembro de 2009

O significado do Significado

O que é "Significado"? O que a palavra "Significado" significa? Gostaria de pensar um pouco sobre isso pois tenho notado um mal comum instalado, se instalando ou pelo menos tentando se instalar no coração de todos nós: O Engano. Alguém que não se dispõe a refletir ou meditar sobre o que quer que seja torna-se vítima fatal do Engano. Quem lê com idéias preconcebidas a respeito do assunto ou do autor, ou se propõe a ouvir, mas com um certo desdém, perde jóias preciosas que se escondem no terreno do Significado. Já os que meditam e refletem sem preconceitos nem desdém, mesmo sendo também infectados pelo Engano, não são vítimas fatais pois entendem que encontrar o significado das e nas coisas se tornou, de maneira figurada, uma tarefa de caráter arqueológico. Na busca pela verdade é preciso escavar fundo, trabalhar arduamente e compreender que engolir sapo faz parte do processo.

Entre outras coisas, Significado é a correspondência que um vocábulo de uma língua tem em outra. De maneira muito simplista eu gostaria de confessar que, embora eu fale português e pense em português, muitas vezes o significado das palavras, o sentido das coisas me chegam ao coração em outra língua. Sou um imigrante na minha própria terra e conto com um intérprete muito mal preparado. Ou seja, muitas vezes internalizo o que não é como se fosse. Ora, eu falo por mim, mas a confusão é tamanha que concluo não estar só, senão rodeado de gente infectada pelo Engano. Logo, assim como um doente busca saúde - Eu grito: Contaminados! Busquemos a integridade. Integridade é ser perfeito na sua imperfeição. Só se chega aí admitindo e só a partir daí as coisas passam ter o seu lugar e seu real significado. Sem isso, fica muito difícil conversar... Precisamos pelo menos ter consciência desta deficiência.

Meu conselho é: Preocupe-se com o Significado das coisas em você mesmo. Ao ler, ouvir ou prestar atenção em alguma coisa, não faça projeção nos outros nem tome conclusões dos outros. Se enxergue e, só então, me chame pra conversar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário